sexta-feira, 4 de junho de 2010

Aula do dia 02/06

Olá pessoal,

A aula do dia 02/06 sobre Artigo Científico já se encontra disponível no e-mail da turma.

Bons estudos e ótimo seminário para vocês!!

terça-feira, 1 de junho de 2010

ARTIGO CIENTÍFICO

O que é um artigo científico?

O artigo cientifico “é um texto escrito para ser publicado num período especializado e tem o objetivo de comunicar os dados de uma pesquisa, seja ela experimental, quase experimental ou documental”. (AZEVEDO, 2001, p.82)
O artigo científico relata informações e resultados de uma pesquisa de maneira clara e concisa. Sua característica principal é ser publicado em periódicos científicos.
É composto por elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.


Existem quatro definições apresentadas para os artigos científicos, que são elas:
Artigos originais: São contribuições destinadas a divulgar resultados pesquisa original que possam sem generalizados ou replicados. Incluem estudos controlados e randomizados, estudos de testes diagnósticos e de triagem e de outros estudos descritivos e de intervenção, bem como a pesquisa básica com animais de laboratório.

Relatos de casos ou Caso clínico: São trabalhos de observações clínicas originais acompanhados de análise e discussão. Tratam de pacientes ou situações singulares, doenças raras ou nunca descritas, assim como formas inovadoras de diagnóstico ou tratamento. O texto é composto por uma introdução breve que situa o leitor quanto à importância do assunto e apresenta o objetivo da apresentação do caso; por um relato resumido do caso; e por comentários que discutem aspectos relevantes e comparam o relato com outros casos descritos na literatura.

Artigos de revisão: Avaliação crítica sistemática da literatura sobre determinado assunto, devendo conter conclusões. A organização do texto do artigo, com exceção da Introdução, Discussão e Conclusão, fica a critério do autor.

Artigos especiais: São textos não classificáveis nas categorias acima, que o Conselho Editorial da revista julgue de especial relevância para as ciências da saúde ou ensino na área da saúde. Sua revisão admite critérios próprios, não havendo limite de tamanho ou exigência prévias quanto as referências bibliográficas.


Como se interpreta um artigo científico?

a) Introdução
A introdução é a parte inicial do trabalho, “onde são estabelecidos, entre outros aspectos, a delimitação da pesquisa, o problema de que trata e os objetivos desejados”(AZEVEDO, 2001). Termina-se com uma justificativa da escolha do tema e sua relevância social e científica. Constam ainda o problema investigado, suas hipóteses ou questões norteadoras da pesquisa, se for o caso. (GONÇALVES, 2004)

b) Revisão da literatura
É uma espécie de debate entre autores pesquisados e deles com o autor do artigo, com o objetivo de identificar o estado da arte. Esta discussão baseia-se na bibliografia disponível e atualizada, especialmente por meio do uso de periódicos científicos. (GONÇALVES, 2004)

c) Material (is) e Métodos
É neste momento que são apresentados e descritos os métodos, as técnicas os instrumentos de coleta de dados e os equipamentos (estes não deverão ser de uso comum). São permitidas ilustrações explicativas.

d) Resultados e Discussão
Parte do artigo onde são descritos, explicados e discutidos os resultados, utilizando-se referencial teórico, a fim de argumentar e sustentar o que foi encontrado. Deve conter ilustrações e as tabelas necessárias ao entendimento da pesquisa. (GONÇALVES, 2004)

e) Conclusões
Parte final do artigo, onde o autor apresenta as conclusões da pesquisa, de modo sintético, com descobertas fundamentadas nos objetivos que foram apresentados, comprova ou refuta as hipóteses, ou confirma as respostas dadas às questões norteadoras, pode apresentar sugestões e recomendações para outros trabalhos.


Referências Bibliográficas

AZEVEDO, Israel Belo. O prazer da produção científica: descubra como é fácil e agradável elaborar trabalhos acadêmicos.10.ed. ver. E atual.São Paulo: Hagnos,2001.205p.
GONÇALVES, Hortência de Abreu.Manual de Artigos Científicos. São Paulo: Editora Avercamp, 2004.86p.
ANDRADE, I. B; LIMA, M.C.M. Manual para elaboração e apresentação de trabalhos científicos: Artigo Científico. Campos dos Goytacazes-RJ, 2007.