domingo, 5 de setembro de 2010

Introdução a Biologia Celular


 A biologia é a ciência da vida (do grego bios, vida e logos, estudo). Debruça-se sobre as características e o comportamento dos organismos, a origem de espécies e indivíduos, e a forma como estes interagem uns com os outros e com o seu ambiente. A biologia abrange um espectro amplo de áreas acadêmicas, às vezes consideradas disciplinas independentes, mas que, no seu conjunto, estudam as mais variadas escalas da vida.
Os organismos vivos, tanto os animais, como as plantas e as bactérias, são constituídos pelos mesmos elementos químicosde que são feitos os oceanos, as rochas e as estrelas. Contudo os organismos vivos distinguem-se dos organismos não vivos porque apresentam algumas características em comum, como por exemplo: são constituídos por células, todos nascem, crescem, reproduzem-se e por fim morrem.

Evolução no estudo das células

No entanto, as estruturas e funções celulares apenas puderam ser desvendadas a partir da descoberta do microscópio.
A invenção do microscópio é atribuída aos holandeses Hans Janssen e Zacharias Janssen, fabricantes de óculos que viveram no final do século XVI. Com as suas observações eles descobriram que duas lentes montadas apropriadamente em um tubo, tenham capacidade de ampliar as imagens, permitindo a observação de objetos pequenos, invisíveis a olho nu. Contudo, não há registro de que os Janssen tenham utilizado este aparelho com finalidades científicas.
O primeiro pesquisador a registrar suas observações foi o holandês Antonie van Leeuwenhoek1 (1632-1723). Usando microscópios de sua própria construção, dotados de lente única2 (microscópio simples), observou e relatou as formas e o comportamento dos microorganismos, sendo por isso considerado o pai da Microbiologia.
Fig.1: Antonie van Leeuwenhoek (1632-1723), pesquisador holandês.

Leeuwenhoek escreveu várias cartas a Royal Society de Londres, à qual pertenciam cientistas como Boyle, Newton e Hooke, descrevendo seus resultados. Suas detalhadas cartas, em holandês, eram traduzidas para o inglês ou para o latim, e depois publicadas pela própria sociedade. São de sua autoria as primeiras descrições de protozoários, bactérias, e de espermatozóides – chamados por ele de “homináculos”. Graças a sua mente inteligente, curiosa e livre de preconceitos, acabou sendo admitido como sócio da Royal Society de Londres, embora, durante toda a sua vida, nunca houvesse assistido a uma única sessão.



Fig.2: Microscópios construídos por Leeuwenhoek, dotados de lente única – microscópio simples.
 
O sucesso de Leeuwenhoek se deve em parte por ter utilizado um microscópio simples em lugar de um composto, pois devido a qualidade das lentes encontradas na época, ele evitou sofrer um efeito ótico conhecido como aberração cromática, que reduzia em muito o poder de ampliação da imagem nos microscópios.

A descoberta da célula, no entanto é creditada ao inglês Robert Hooke3 (1635 – 1703). Entre as diversas observações que realizou, Hooke estudou finíssimas fatias de cortiça, tentando entender as propriedades de leveza e compressibilidade desse material.



Fig.3: Microscópio composto utilizado por Robert Hooke (1635 – 1703).
Em detalhe no circulo estão os desenho de cortiça vista ao microscópio ótico.


Ao observar a cortiça com o seu microscópio composto, Hooke constatou a sua estrutura porosa assemelhando-se a favos de mel, usando então o termo cella (do latim cellula diminutivo de cella, pequeno compartimento) para designar cada uma das cavidades existentes na cortiça.

As observações de Hooke foram confirmadas por outros microscopistas da época, dentre os quais se destacou o botânico inglês Nehemiah Grew (1641 – 1712), que fez importantes trabalhos sobre a estrutura microscópica das plantas, comprovando a sua constituição celular.

Com relação á ciência biológica, Hooke foi um microscopiata de grandes méritos. Usava, e suas observações, um dos melhores microscópios compostos da época e publicou os seus resultados no livro Micrographia4, de 1665. Com belos desenhos de micro estruturas diversas, como esponjas, insetos, briozoários e até penas de aves.

Os trabalhos desses primeiros citologistas permaneceram muito tempo como simples observações isoladas. Somente 150 anos mais tarde, quando a biologia já estava mais desenvolvida, é que se chegou a conclusão de que as células são as unidades que constituem praticamente todos os seres vivos.

Teoria Celular
Os inúmeros estudos microscópicos realizados após a descoberta das células permitiram que no final da década de 1830, dois cientistas alemães, Mathias Schleiden e Theodor Schwann, formulassem a Teoria Celular.
Em outubro de 1838, os dois cientistas se reuniram e discutiram suas idéias a respeito da organização dos seres vivos. Schleiden tinha a idéia que todas as plantas eram composta por 
células, Schwann tinha a mesma opinião a respeito dos animais.


Fig.4: Hooke, 1665 "a constituição da cortiça através de lentes de aumento"
As idéias básicas deste novo pensamento foram então resumidas à seguinte forma: “As partes elementares dos tecidos são as células, semelhantes no geral, mas diferentes na forma e função. Pode ser considerado certo que a célula é a mola-mestra universal do desenvolvimento e está presente em cada tipo de organismo. A essência da vida é a formação da célula”.
 




Versão moderna da “Teoria celular”

1) as células são as unidades morfológicas e fisiológicas de todos os organismos vivos;
2) as propriedades de um dado organismo dependem de cada uma de suas células;
3) as células originam-se somente de outras células, das quais herdam suas características;
4) a menor unidade da vida é a célula.
Fig.5: Microscópio optico



Visão Panorâmica
0,2 um - Microscópio Óptico-      0,1 mm - Olho humano
 
*Célula vegetal ≈ 50µm
*Célula animal ≈ 10µm - 20µm
*Bactéria ≈ 1µm - 2µm
*Vírus ≈ 0.05µm – 0.2µm
*Núcleo ≈ 3µm – 6µm
 
 
Fig.7: Dimensões celulares
 

Fonte: http://ctc.fmrp.usp.br

3 comentários:

  1. Eu quero ser bióloga,
    Estou no segundo ano do ensino médio,
    Adorei as informações desta postagem,
    O Blog está ótimo,
    tanto no conteúdo, quanto na aparência que é essencial.
    Parabéns.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Mayara. Biologia é um ótimo curso para quem gosta de pesquisa. =]
    O blog é voltado para alunos do curso de Biologia da Federal de Floriano-PI. Mas se você tiver alguma dúvida, é só em comentário que a gente resolve o problema.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. ta muito bem feito o blog ensina mesmo bem as crianças a fazerem os teste
    Obrigado

    ResponderExcluir